quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Espaço Guanabara, sedia Prêmio que destaca iniciativas ambientais na RMC


Prêmio destaca iniciativas ambientais na RMC

Prêmio destaca iniciativas ambientais na RMC
Seis ações voltadas à preservação dos recursos naturais na RMC foram premiadas na noite desta quarta-feira

21/10/2009 - 23h34 . Atualizada em 22/10/2009 - 08h59

Venceslau Borlina Filho

Agência Anhanguera de Notícias

Os responsáveis por seis iniciativas de sustentabilidade na Região Metropolitana de Campinas (RMC) foram homenageados nesta quarta-feira (21/10) no Prêmio de Responsabilidade Ambiental, uma parceria da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) e da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa), em cerimônia que reuniu cerca de 300 pessoas no Espaço Guanabara.

Um júri especializado definiu as melhores ações nas categorias Terceiro Setor e Empresa Pública/Privada, após a análise de 28 iniciativas que ganharam visibilidade em reportagens publicadas pelo Correio Popular.

Na categoria Pública/Privada, o grande vencedor da noite foi o projeto do Instituto Plantarum, de Nova Odessa, que consiste na preservação do meio ambiente pela identificação e reprodução das mais diversas espécies de árvores. O troféu foi entregue pelo presidente da Sanasa, Lauro Péricles Gonçalves, à representante do instituto, Sheila Garcia. Na categoria Terceiro Setor, venceu o engenheiro-agrônomo aposentado Hermes Moreira de Souza. O prêmio foi entregue pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT), que ressaltou a luta de Souza pela preservação.

Ainda na categoria Pública/Privada, ficaram em segundo e terceiro lugares os projetos de reuso da água da fábrica de porcelanas Geni, de Pedreira, e da empresa Ecofuturo, fabricante de telhas ecológicas e outros produtos feitos de material reciclável. Na categoria Terceiro Setor, também foram vencedores os projetos do padre Luiz Roberto Di Lascio, de recuperação de áreas degradadas do Jardim São Marcos, e da horta comunitária no Parque Itajaí, coordenado pelo líder comunitário e motorista João Novaes. Os prêmios foram entregues pelo diretor-presidente da RAC, Sylvino de Godoy Neto, e diretores da RAC e da Sanasa.

Vida

As autoridades e os participantes ressaltaram a importância do prêmio para continuidade das ações de resgate da qualidade de vida, além de “abrir portas”. “Para nós, o prêmio será um cartão de visitas, principalmente porque, a partir de 2010, teremos o Jardim Botânico Plantarum, e isso vai nos ajudar muito na divulgação”, disse Sheila. “É uma verdadeira alegria participar deste evento que fala da vida, porque a preservação do meio ambiente significa vida”, disse o prefeito.

O diretor-presidente da RAC destacou que a sociedade é o principal agente transformador do meio ambiente. Por sua vez, o presidente da Sanasa ressaltou as ações ambientais da empresa de saneamento e o compromisso de até 2012 tratar 100% do esgoto no município.

OS VENCEDORES

EMPRESA PÚBLICA/PRIVADA
Ouro
Instituto garimpa a flora brasileira
Instituto Plantarum de Estudos da Flora

Prata
Empresa investe no desperdício zero
Geni Porcelanas

Bronze
Empresa faz telha com embalagens longa-vida
Ecofuturo

TERCEIRO SETOR
Ouro
Dr. Hermes, o construtor de florestas
Hermes Moreira de Souza

Prata
Padre deixa a periferia mais verde
Padre Luiz Roberto Di Lascio

Bronze
Agroecologia mobiliza comunidade
Horta Comunitária do Parque Itajaí

Pequenas atitudes fazem uma grande diferença
Sylvino de Godoy Neto
Quando planejamos a criação do projeto de responsabilidade ambiental em parceria com a Sanasa, confesso que já confiava plenamente no fator de multiplicador que ele poderia representar para a conscientização de nossa sociedade de que o planeta precisa urgentemente de ajuda e de que iniciativas individuais, por mais singelas que sejam, podem mudar o mundo. Estamos na terceira edição do projeto RAC-Sanasa de responsabilidade ambiental, que hoje vai premiar os trabalhos mais significativos apresentados durante o ano nas páginas do Correio, e constatamos que, com o passar do tempo e com a evolução do projeto, a classe dos zeladores da natureza ganha corpo e permite que o Correio Popular publique centenas de exemplos extraordinários que acontecem bem próximos de nós. Acabo de voltar de uma viagem de visita a meu filho, que atua como médico num dos mais conceituados hospitais dos Estados Unidos, e constatei a visível preocupação das grandes cadeias de supermercados americanos em priorizar produtos orgânicos e de origem que comprovadamente não agridam o meio ambiente, e de poderosas emissoras de TV que dedicam canais exclusivos à questão ambiental, como o Ecologic Channel e o Green Planet. O que representa um grande avanço daquele país nos cuidados com a natureza e com a saúde de seus cidadãos, principalmente pelo fato de que acabam de se livrar de Bush, um presidente que se mostrou durante os dois mandatos absolutamente insensível aos movimentos mundiais que defendiam medidas de combate à degradação ambiental, incluindo o Tratado de Kyoto, que ele se recusou a assinar.
Há outros exemplos, como uma frente de combate à venda de carne oriunda de gado criado em áreas desmatadas e de controle da origem da madeira que se suspeita originárias do desmatamento ilegal. Ou então a recusa de consumidores, principalmente europeus, em comprar veículos com alto índice de consumo de combustíveis fósseis e elevada descarga de CO2 na atmosfera. A indústria automobilística vem sofrendo mudanças significativas nos últimos anos e investindo pesado nos carros híbridos, movidos também por eletricidade, com baixíssima emissão de poluentes. Essas mudanças não partiram dos executivos das multinacionais nem de integrantes dos governos. Elas são, principalmente, frutos da conscientização global. E as pequenas atitudes, por mais simples que possam parecer, fazem toda a diferença, como podemos constatar através dos brilhantes trabalhos aqui expostos, que servem de guia para outras iniciativas semelhantes. Muito obrigado a todos e até o ano que vem.

Bons exemplos levam à transformação de conceitos
Lauro Péricles Gonçalves
É com muito orgulho que chegamos até aqui. Nosso terceiro ano comemorando uma parceria que é sucesso em todos os sentidos. A edição 2009 do Prêmio Responsabilidade Ambiental RAC-Sanasa é resultado da união de esforços de uma das principais redes de comunicação do Brasil, a RAC, com uma empresa municipal de abastecimento e saneamento de água, que graças a muito trabalho e perseverança de todos os funcionários e colaboradores, é considerada modelo para todo o País. Quero parabenizar, também, todos os profissionais do Correio Popular, que tanto se empenharam em relatar as iniciativas e exemplos de projetos de sucesso. Agradeço aos jurados, pela competência e isenção, fundamentais para estabelecermos essa parceria de conscientização e cidadania. É com extrema alegria que cumprimento os vencedores. Aliás, todos são vencedores por contribuírem de alguma maneira para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável da nossa região. Através desta parceria, demos a oportunidade para que a população conhecesse exemplos de iniciativas que deram certo. Sejam elas de empresas privadas, setores públicos e ONGs. Graças à educação ambiental, estamos conseguindo transformar o conceito de muitas pessoas, principalmente crianças, que hoje respeitam e cuidam do meio ambiente. Gostaria também de falar um pouco de nossas conquistas. Um trabalho sério e competente que permite que nossos índices de saneamento básico estejam entre os melhores do Brasil. Abastecemos 98% dos imóveis da cidade. A rede de coleta e afastamento do esgoto doméstico chega a 88%. E ainda: o índice de controle de perdas é um dos menores do País. Diante de tantas vitórias, nossa principal meta não poderia ser outra: tratar 100% do esgoto de Campinas até 2011, construindo novas ETEs. Contribuindo, dessa forma, para melhorar a qualidade de vida e saúde da população. Acreditamos que só a educação ambiental é capaz de mudar a triste realidade que o planeta todo enfrenta. Este é nosso papel, que muito nos orgulha, e, mais uma vez, agradeço a todos que nos acompanharam nesta jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário